A História da língua Hebraica
Por que Hebraico?
E de onde surgiu o termo hebraico?
E a Sem nasceram filhos, e ele é o pai de todos os filhos de Heber, o irmão mais velho de Jafé. ( Bereshit 11:12-13).
Interessante é que Heber foi o patriarca que mais viveu após o dilúvio 464 anos.
O nome Heber vem da raiz hebraica “avar” que significa atravessar, e Abraão foi o primeiro a obedecer à ordem divina atravessando a mesopotâmia.
Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. (Bereshit 12:1).
Então veio um que escapara, e o contou a Abrão, o hebreu; ele habitava junto dos carvalhais de Manre, o amorreu, irmão de Escol, e irmão de Aner; eles eram confederados de Abrão. (Bēreshit 14:13).
História do idioma Hebraico
O Hebraico foi idioma do povo judeu desde 1200 a.c (conquista de Canaã após o Êxodo no Egito) até 34 d.c (revolta de Bar Kokhba) contra os romanos.)
O uso corrente da língua foi interrompido pela dispersão do povo judeu, quando este passou a viver em diversos paises e a falar diferentes idiomas, No entanto por onde o povo de Deus foi levou consigo sua brilhante literatura: A Bíblia.
Por 1700 anos o idioma hebraico esteve no exílio junto com o povo judeu, até no século XIX onde deu inicio ao renascimento da língua hebraica, um homem chamado Eliezer Ben Yehuda (1858-1922) imigrou para Eretz Israel em 1881, tornou-se pioneiro no uso do idioma no lar e na escola. Como parte de sua luta, incentivou a criação de novas palavras, lançou um periódico, em 1884, sendo também cofundador do Comitê de Língua Hebraica, em 1890.
Em 1910 Ben Yehuda iniciou a compilação do Dicionário Completo do Hebraico Antigo e Moderno, com 17 volumes. O trabalho foi concluído por sua primeira esposa (Deborah) e seu filho (Ithamar Ben Avi), em 1959.
As 8 mil palavras que compunham o vocabulário hebraico nos tempos bíblicos transformaram-se em 120 mil.
O Hebraico na modernidade
Em 1948 quando Israel se tornou um estado foi de suma importante o idioma hebraico para a sociedade Israelense.
Se por exemplo alguns dos profetas do Antigo Testamento levantassem da sepultura nos dias atuais com certeza compreenderiam a língua hebraica, é certo que alguns termos que expressam termos de conceitos da modernidade teriam que assimilar com um pouco de tempo, mas nada que dificultaria a comunicação.
Israel é, hoje, a única nação no mundo cujas crianças cantam e falam na língua dos profetas. Uma nação que fez renascer seu idioma e com ele todo o seu passado, para construir seu futuro.
Comentários